13 de mar. de 2014

Herzog & de Meuron

Conhecendo um pouco mais estes talentosos...

    Herzog & de Meuron (HdM) é uma empresa de arquitetura formanda por dois sócio-fundadores, Jacques Herzog (19 de abril de 1950) e Pierre de Meuron (8 de maio de 1950). A sede se localiza em Basileia, na Suíça, desde 1978, mas também há escritórios em Hamburgo, Londres, Madrid, Nova Yourk e Hong Kong.
    A HdM não possui uma boa fama por acaso. Os arquitetos em suas obras, exploram novas técnicas e tratamentos, utilizam formas geométricas complexas e dinâmicas. Assim, vão se desenvolvendo a cada projeto, junto com os diferentes artistas que colaboram em cada um deles. Ambos costumam citar Joseph Beuys como uma duradoura inspiração artística.
    Enfim, com tanto talento e brilhantes projetos, em 2001, Herzog & de Meuron foram agraciados com o Prêmio Pritzker, o "Oscar" da arquitetura.

  • "Ninho de pássaro"
    Desenhada por Jacques Herzog e Pierre de Meuron com a colaboração do arquiteto chinês Ai Weiwei, o estádio da cidade de Pequim (Capital da China), construída para a realização dos Jogos Olímpicos de 2008, conta com umas estrutura e design bastante sustentável.
    O planejamento constou com sistemas para economizar energia e água. Para tanto, o local possui uma infraestrutura no teto que aproveita a iluminação natural; energia solar; método de coleta de água de chuva para irrigação e limpeza; esquemas de ventilação que utilizam ao máximo o ar natural; e um sistema de bolhas de ar nos espaços livres da fachada, que também regula o vento, a água e a luz externa para aproveitá-las no interior.



  • Parrish Art Museum
    O novo pavilhão do Parrish Art Museum, localizado em Long Island (Nova York, Estados Unidos), foi inaugurado recentemente (10/02/2014). Para a construção do novo prédio foi exigido pelo curador do museu à Herzog & de Meuron que não houvesse uma extensão do antigo. Junto com essa determinação, o projeto leva em consideração, também, as características naturais e urbanísticas da região e a história da comunidade artística dos arredores.
    Então, a paisagem e a iluminação natural foram "reaproveitados" por meio de claraboias. As 10 galerias abrigadas foram dispostas em duas longas filas em um corredor central e, de acordo com a necessidade de cada exposição, as paredes temporárias colocadas permitem o ajuste de seus tamanhos. A partir dessa seleção, fica fácil definir a distribuição espacial do museu, pois serve como forma de orientação cronológica para os visitantes.



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